quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Casamento: um passo a frente



     É, gente... depois que tomamos a decisão de nos casar, ficamos pensando como será nossa vida daqui para frente. Para início de conversa, acho que ninguém deve se casar por imposição... seja da sociedade, da família (isso existe ainda?! acho que sim) ou só para não ficar solteiro(a)... Acho que a sociedade tem que evoluir nesse sentido. As pessoas são diferentes e têm pretensões diferentes. Às vezes, o que funciona para uma pessoa, não funciona para a outra. E isso é normal!
     A sociedade, ao longo dos anos, vai criando consensos...  classificando atitudes como "boas" ou "ruins". E acredito que o casamento entrou nessa classificação como o modelo ideal para o ser humano viver e para constituir uma família. Estranhamos ao ver uma pessoa mais velha que nunca foi casada.
     Bom, eu levo essas classificações muito em consideração... Acho que "sabedoria popular" tem esse nome não é à toa. Existe muita sabedoria aí sim. Mas, acredito que alguns consensos podem e devem ser revistos.

     Hoje tem se falado muito na falência do casamento (leiam esse post do "casal sem vergonha" - Porque o Casamento é um modelo de relacionamento falido). Mas, eu não concordo, sinceramente. Acho válido parar de ver o casamento como uma obrigação e único modelo de vida. Como se todo mundo tivesse que se casar como requisito para ser feliz! Sou a favor da liberdade.
     Algumas pessoas não vão se casar porque preferem só namorar... outras porque não gostam de relacionamentos sérios... e outras porque não encontraram a pessoa certa.

     E união estável, na minha opinião, é igual casamento, gente! O casal mora junto, divide as despesas da casa, divide os problemas, convive noite e dia (com suas manias e neuroses, rs!). Não é que nem namoro que, encheu o saco, vai cada um para a sua casa! Quer dizer, a parte mais difícil eles fazem!
     A própria legislação brasileira já fez essa equiparação (Lei nº 9.278). E se quiserem se separar, a regra de sistema é a comunhão parcial de bens, igual a do casamento. A questão que eu acho mais difícil e chata da união estável é provar! É complexo provar que se vive em "convivência duradoura, pública e contínua, estabelecida com objetivo de constituição de família". E no casamento é simples... é só mostrar a certidão de casamento e pronto!

     Quando decidimos nos casar, acho que foi algo super natural. Eu não era daquelas meninas loucas para casar que vivem sonhando com esse momento. Tive vontade de casar foi com ele, porque é com ele. Como o passo seguinte para uma relação que estava vivendo! E acho que devemos levar a nossa vida assim... sempre dando passos a frente da nossa situação atual, sabe?
     Estou vendo isso com os meus amigos. Cada um está seguindo seu caminho. Casamento é o meu "passo a frente", mas cada um tem o seu. Se você quer estudar... vá fazer um mestrado, doutorado. Se quer investir em sua carreira... mande currículos ou abra uma empresa. Se está procurando um companheiro... esteja sempre com a cabeça aberta para conhecer novas pessoas, vá a lugares legais para conhecer pessoas legais, e repare a sua volta para ver se essa pessoa já não está lá. Se está em um relação bacana... procure evoluir os dois juntos.

     Agora, o passo a frente também pode ser um rompimento. Romper com um empregador que não está te valorizando e procurar outro. Deixar de lado um projeto que não está dando certo e iniciar um novo (dizem que com três anos já dá para saber se um projeto vai dar certo ou não!). Mudar de curso, se percebeu que este não combina com você. Romper um relacionamento que está te fazendo mais mal do que bem, e já não tem para onde evoluir.
     E como diria a Imogen Heap, so let go ... 'cause there is beauty (even) in the breakdown.


Nenhum comentário:

Postar um comentário