sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Igreja - parte II


     Achei importante fazer esse post para lembrar que, se o casal estiver procurando mais liberdade na cerimônia E não se importar tanto com a questão religiosa, um casamento fora da Igreja pode ser a melhor opção!
     Não sei em outras cidades, mas aqui em BH a cerimônia em Igrejas é bem padronizada, sem muitas "firulas", rs.
     Acho até que faz sentido. Afinal, ao se casar na Igreja, o que deve pesar é a questão religiosa mesmo. É ter a benção divina em um templo que faz parte da sua crença, da sua religião. E os padres e pastores tomam muito cuidado para não deixar as Igrejas virarem a "casa da mãe Joana", né! hehe.

     Então, vou colocar aqui as restrições feitas pela Igreja do nosso casamento, para vocês terem uma ideia. Mas, claro que isso varia, depende da Igreja!

     1 - Tempo de Celebração: o tempo máximo para a celebração é de 30 minutos. Mas, SEM contar com o cortejo de entrada e de saída.

     2 - Atraso: o atraso é inaceitável e prejudica o tempo da cerimônia (que já é curtinho, hehe).

     3 - Damas, pagens e porta alianças: tem um número máximo permitido, que é de 4 pessoas. E tem um mínimo de idade, que é de 4 anos.
     O da idade eu achei interessante... porque, muitas vezes, as crianças mais novas não entendem o que estão fazendo ali! rsrs.

     Fui a um casamento, inclusive, que a daminha de 2 anos ficou lá no altar, na maior agitação, "cumprimentando" aos berros seus conhecidos que estavam na igreja. Ela estava se divertindo! Foi até engraçado e fofo, rsrs! Mas, foi complicado, pois distraiu os convidados e abafou as falas do padre e dos noivos. Imagino que até na filmagem vai dar para ouvir.
     Mas, fazer o que? É um risco que os noivos assumem, né? São pessoinhas inimputáveis, rs que ainda não entendem a importância daquele momento. E eu não contaria com os pais das crianças para "controlar" a situação, viu! Pois muitos já não corrigem os filhos (é triste, gente, mas é verdade!) ou ficam sem saber o que fazer em uma situação dessas.


         
Olha o taaanto de damas de honra da Kate Moss! Deve dar um trabalho danado organizar essa turminha, rsrs. Mas, é lindo demais!


     Agora, esse número máximo dá a maior dor de cabeça, gente... é muita criança fofa para pouca vaga! E muitas mães pedem, perguntam, jogam indiretas, ficam chateadas... vocês vão ver! Tipo, quando você explica a situação, elas não falam "ah, tudo bem, eu entendo", muitas fecham a cara mesmo!

     No meu caso então, eu tenho minhas sobrinhas, uma filhada, o noivo tem priminhos, nossos primos tem filhinhos... todos muito próximos da gente! E às vezes, chegam pessoas nada próximas e acham que nós vamos abrir mão das crianças do nosso convívio para colocar as delas? Ai, me poupe #desabafomodeon
É uma das partes que estou achando mais difícil! É o ó!


     4 - Padrinhos: máximo de 10 casais.
     Os padrinhos entram juntos com o noivo. Logo, não tem uma música específica para eles (isso é importante na escolha das músicas para o coral). Os noivos que desobedecerem esse limite, podem até ter mais padrinhos, mas eles não entrarão em cortejo.
     Parece pouco, mas agora acho que faz todo sentido. Se não, fica parecendo ter mais padrinhos do que convidados... e o cortejo dura uma eternidade!

    A ressalva que achei interessante: "é dever dos noivos orientar as madrinhas a respeito dos trajes, que deverão ser condizentes com o ambiente e circunstância, evitando-se decotes e aberturas exageradas". Gostei dessa também! Vale para aquela amiga ou prima que a gente adooora, mas é sem noção, rsrs.

     5- Filmagem: acender o refletor somente no início da celebração do casamento. E tem uma voltagem máxima permitida. O espaço para eles é "delimitado pelo tapete vermelho no altar principal". Mas, essa parte eu confesso que não entendi muito bem, hehe.

     6- Decoração: máximo de 7 arranjos. E SÓ no altar, nada nos bancos!
E quando houver mais de uma noiva no dia, a decoração será a mesma. Elas devem entrar em acordo sobre essa decoração e dividir os custos, claro! Essa é a parte boa, rs!

     7- Cumprimentos: tempo máximo de 20 minutos. SÓ do lado de fora da Igreja. E também NÃO pode jogar coisinhas... tipo arroz, pétalas etc. No contrato diz que é para não sujar e não correr o risco de alguém escorregar. Oh well...

     8- Músicas: no contrato não tem restrição. Mas, sabemos que as músicas devem ser condizentes com uma cerimônia religiosa. Nada de conteúdo desrespeitoso, promíscuo, que fale de bebida... tudo condizente com a moral e os bons costumes, né?

     Agora, se as músicas serão só religiosas/eruditas varia muito de acordo com a Igreja. Algumas deixam tocar músicas populares também.

     Minha irmã, por exemplo, casou na Igreja da Boa Viagem e, pelo menos na época, não podia tocar nenhuma música popular!

     Já outro dia desses, fomos a um casamento na Igreja Cura Dar's, ali no Prado, e foi assim (sente o drama!): o noivo entrou com uma música do Roupa Nova, as daminhas entraram com Balão Mágico, e a noiva com ----------- suspense--------- Paula Fernandes. o.O
     Gente, eu fiquei pasma, de verdade! Primeiro porque não sabia que uma Igreja aceitaria músicas tão populares. E outra porque eu não gosto, confesso! rsrs.
     Mas, no final eu achei bom. Porque, a cerimônia ficou super pessoal!

     Conclusão, se o casal preferir uma cerimônia bem pessoal e cheia de detalhes, acho válido fazê-la em outro ambiente. Aqui em BH temos a Chácara Chiari, o Gaia (meu preferido!), o Província... e milhares de outros.

     Além disso, penso que algumas dessas restrições feitas pelas Igrejas podem ser levadas para qualquer cerimônia de casamento! Pois, são questões de bom senso, como o caso do número de padrinhos.
     A duração da cerimônia também. Meia hora é um tanto bom para não ficar cansativa, né?












Nenhum comentário:

Postar um comentário